sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Porque é tão difícil manter a dieta???



Oi gente linda e maravilhosa, esse post vai ser bem extenso, mas é necessário para que eu possa explicar com clareza.
Bom, no mundo moderno em que vivemos hoje, todos sabemos que gordura e doença andam de mãozinhas dadas, onde uma vai, logo a outra chega. Foi-se o tempo onde “formosura” e saúde eram relacionados as pessoas mais cheinhas, isso é coisa lá do tempo da vovó. No século XXI todos sabem que quando você adquiri aquela barriguinha sexy, ou seja,excesso de gordura corporal, de brinde você ganha colesterol ruim (LDL) elevado,  índice glicêmico alto (diabetes), insuficiência respiratória, cardíaca e vascular , fadiga constante, dores articulares devido ao excesso de peso, sudorese excessiva, sem falar que novas pesquisas tem constatado que a obesidade está intimamente relacionada a doenças degenerativas do sistema nervoso central, como o Alzheimer .
A obesidade é o aumento do tamanho das células de gordura já existentes dentro do nosso corpo, elas tem o poder de inchar e desinchar. Ela ocorre devido a um desequilíbrio energético, falando no português claro SE VOCÊ  COME MAIS CALORIAS DO QUE VOCÊ GASTA VOCÊ...ACUMULAAAAA... a matemática é infalível, não tem como errar, é cruel tanto quanto exata!!!


 Então a primeira coisa a se fazer é...seja honesta com você mesma, e pense se realmente você tem comido para viver ou vivido para comer...Ah Claudinha, mas foi só uma fatiazinha de pizza, só um copinho de cerveja...meu bem não diga isso pra mim e sim pro seu corpitcho, pois eu posso até esquecer, mas ele minha cara, ele não vai te perdoar!!!
Óh céus, o que fazer então???parar de comer???
Não, peloamordeDeus, para de comer é uma péssima idéia, o que temos que fazer é começar a mudar aos poucos, para que o seu corpo entenda que você resolveu se amar e tratar ele melhor...comece com essas dicas Aqui
Prosseguindo...essas dietas dessas revistas chinfrins que você tá cansada de ver por aí, ex  dieta da lua, dieta da sopa, dieta da proteína...enfim tem dieta de todo tipo...elas são uma roubada...primeiro porque uma dieta pra uma mulher de 60Kg, não pode ser a mesma pra uma mulher de 70Kg, segundo porque essas dietas são muito restritas e você ficará carente de algumas vitaminas essenciais para sua saúde, terceiro, assim que você voltar a ingerir os alimentos que foram cortados na dieta você engordará tudo de novo, senão pior, o famoso efeito sanfona.
O que você tem que fazer é reeducar seu corpo...não pense que eu fui a vida toda 100% na minha dieta,foi um processo lento de adaptação, fui cortando os alimentos “lixos” aos poucos,ao decorrer de um ano  e quando percebi já tinha excluído eles completamente da minha vida...saldo??? muito positivo, nunca mais peguei uma gripe, curei minha gastrite e fiquei mais fit.
Vamos mais fundo agora...nosso armazenamento de gordura é regulada uma enzima chamada LIPAZE, essa danada da LIPAZE  produz um hormônio  chamado leptina, que é ele que nos dá a sensação de saciedade, até aqui tudo bem né...então, aí  você começa a fazer dieta e corta a ingestão de gordura, adivinha o que vai acontecer??? Você vai ficar com fome, porque não ingerindo gordura como antes, você não terá lípase como antes, nem leptina como antes e portanto não terá saciedade como antes...isso é fisiologia, não significa que você está comendo pouco e vai ficar doente...isso também conversa da vovó ...isso significa que você comia mais, acumulava mais gordura e produzia mais hormônios de saciedade...E agora Claudinha sua ordinária, eu vou passar fome pra toda a eternidade??? NÃO...aí vem a boa notícia...como tudo nessa vida seu corpo irá acostumar com isso, ele vai aprender aos poucos que ele não precisa de toooooooda aquela banha pra sobreviver ...é mais ou menos assim...você arruma um namorado pegajoso, que te liga 234234 de vezes por dia, ele é até legalzinho, bonitinho, cheirosinho...aí  você acostuma com aquelas 234234 ligações diárias e fica dependente daquela namorado bonitinho, legalzinho e cheirosinho...aí um belo dia você descobre que ele liga 9234827 de vezes pra outras 983494 garotas...você fica pu.@ da vida e termina tudo, fica determinada a nunca mais voltar atrás na sua decisão...aí você chora, sofre, pensa que ele não era tão ruim assim e tem uma recaída e liga pro fdp...conclusão você se arrepende e fica pior que antes...e decide de novo que nunca mais quer vê-lo na sua frente...GENTEEEEEEE...assim é a dieta, você toma a decisão radical fica firme e forte uns 15 dias...aí você tem uma recaída, come um pastel e depois choraaaaaa...mas com o tempo, devagar  seu coração e seu estomago acostumam com a falta daquelas porcarias (tanto o namorado tranqueira, quanto o pastel) e seu organismo começa a entender que você não precisa daquilo pra s sentir saciada...ou seja...TUDO É UMA QUESTÃO DE PERSISTÊNCIA, FORÇA DE VONTADE E COSTUME!!!
Então flores do meu jardim, de um tempo pro seu corpo acostumar com as mudanças, não seja radical com ele, ele está se adaptando a sua nova rotina...
Só pra finalizar, assim como nas causas do coração você vai pra balada e arruma substitutos melhores para preencher seu vazio, o mesmo é com a dieta, existem alimentos que são ricos em leptina e em carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico (de absorção lenta), que também dão sensação de saciedade, como a pêra que é rainha na leptina, o melão, a ameixa, damasco seco e carboidratos integrais.
Você pode até ter uma recaída...a carne é fraca, o que não pode é ser BOCÓ e voltar ao velho hábito!!! Seja persistente, deu aquela vontade de devorar o sonho de valsa, beba água, ligue pra alguém, cante uma música...enrole e se você agüentar 8 minutos pronto...é o tempo que seu corpo leva para esquecer a louca vontade!!!

Beijooooooooooosssssssssssssssssssss!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário