domingo, 16 de dezembro de 2012

Termogênicos X Emagrecimento



São substâncias que  servem para acelerar o metabolismo e conseqüentemente gastar mais calorias. Mas o que é metabolismo Claudinha??? Metabolismo é a capacidade do seu corpo de queimar calorias. Então quanto maior for o seu metabolismo, mais calorias você consegue queimar no seu dia-a-dia e mais você vai conseguir emagrecer. E é interessante que quando você consegue aumentar a sua taxa metabólica, ou seja, fazer com que o seu metabolismo acelere e assim se permaneça, pois você consegue queimar mais calorias até mesmo quando você está descansando.
Geralmente as pessoas com o metabolismo naturalmente acelerado, são aquelas que são magras mesmo comendo de tudo. Você já deve ter visto modelos, artistas e até mesmo amigos que mesmo não tendo restrições na alimentação, tem grande facilidade de se manter em forma. Pessoas com grande porcentagem corpora de massa magra (músculos), também tem o metabolismo acelerado, pois os músculos precisam de mais energia para serem mantidos.

Porém, são muitas as pessoas que tem o metabolismo lento, para elas, basta comer um pouco a mais que já começam a engordar, e para perder os quilos ganhos é aquele sufoco! Geralmente são elas que tem maiores chances de serem obesas, ou pelo menos acumular mais gorduras localizadas.
Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém, até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Mesmo que eles acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível.
“Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro”. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono.

“Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis”, explica Camila Gabriela Camargo, nutricionista da Prefeitura Municipal de Itu e do Atendimento Clínico e Esportivo.
Entre os principais “queimadores” de gordura estão: gengibre, pimenta vermelha, vinagre de maçã, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e os produtos derivados do chocolate amargo.

Buscando os melhores resultados, o ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, porém, vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Conheça a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:
Água gelada
Se você beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.
Pimenta
A pimenta vermelha (caiena) é um potente termogênico natural, a mesma possui uma substância chamada capsiacina, que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%.
Canela
Ela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico.
Chá verde
O famoso chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo.
Gengibre
Outro poderoso termogênico natural, assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo.Uma dica. você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.
Café
Pois seu componente a cafeína é um forte estimulante natural, se consumido com moderação (3xic por dia) ele é um grande aliado no emagrecimento, além de dar aquele gás a mais.
Existe também os termogênicos indutrializados,que são mais práticos e rápidos, porém, esses além de usufruir das substâncias naturais como a cafeína, também utiliza outras substâncias, cujo uso incorreto, excessivo e sem indicação de uma nutricionista esportiva, pode causar, inúmeros malefícios a saúde, como arritmias cardíacas, insônia, perda de massa magra, entre muitos outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário