sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Suplementos alimentares

  

 Bom como vocês já sabem eu não sou nutricionista, mas como estou há 7 anos nesse mundo fitness acho que poderei esclarecer o básico que sei sobre suplementos...Tô cansada de ver iniciantes na academia se entupindo de suplementos por conta própria ou por indicação de amigos, professores e outras pessoas que não nutricionistas, aí usam de tudo, sem medida sem horário, assim causando malefícios ao invés de benefícios, ou seja, gastam um dinheirão a toa.Eu faço uso mais ou menos 2 anos e meio, aí você vai dizer, “nossa mas você treina há quase 7 anos e não suplementava???”...pois é não, sabe por quê? Porque não era necessário, primeiramente porque o treino não era tão intenso, então o desgaste muscular não gerava a necessidades além das conseguidas na alimentação, segundo, eu não tinha informação e terceiro não sou muito fã...
   Quando comecei a treinar mais forte, um treino mais intenso e desgastante, comecei a sentir-me fadigada e com muita dor tardia, aí comentei com uma amigo e ele me falou sobre o whey e o bcaa, então procurei uma nutricionista tirei minhas dúvidas, li muita coisa sobre os mesmos, e com o auxílio da profissional da época que não é minha nutri atual eu comecei a utilizar o whey protein isolado após os treinos de musculação. Atualmente como meu foco mudou e eu treino na minha intensidade máxima minha atual nutricionista manipulou conforme minhas necessidades uma “poçãozinha mágica” que contém bcaa’s e vitaminas, mas tudo calculado para minha individualidade física e como no momento estou em repouso devido a uma cirurgia estética também estou usando a caseína antes de dormir...Agora vou falar um pouco sobre cada suplemento.

   Definição: são todas as substâncias que complementam uma alimentação natural. Essas substâncias normalmente são vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos que podem estar faltando em sua dieta.
   Eles podem ser usados para as mais diferentes funções: maior bem estar, mais energia e vitalidade, auxílio no ganho de peso e massa muscular, acelerar recuperação do corpo, facilitar a queima de gordura, melhora no desempenho atlético etc.
   Existem suplementos para ganho de massa muscular, perda de peso ,melhora do desempenho e complementos vitamínicos, que se não usados em sincronia, podem acabar por um aniquilar o efeito do outro.
Aqui eu citarei somente os suplementos que eu conheço e confio.
-Whey Protein: Proteína do soro do leite de rápida absorção e alto valor biológico, pode ser encontrada na versão concentrada (com carboidratos) e isolado (com nada de carboidratos), eu sempre usei a isolada, pois os carboidratos eu consigo alcançar as demandas diárias com a alimentação. Uso sempre no pós treino.
-Bcaa’s: aminoácidos importantes para a formação do músculo, a maioria são produzidas pelo próprio corpo, mas quando o indivíduo treina de forma intensa esse suplemento irá auxiliar na recuperação muscular. Uso antes e pós treino de musculação.
-Caseína: proteína também derivada do leite, porém sua absorção é lenta, por isso é usada antes de dormir, porque durante o sono ela vai sendo liberada gradativamente, porém só deve ser usada por pessoas com nível de treinamento alto, com grande quantidade de massa magra a ser mantida, caso contrário as calorias irão se acumular.
-Polivitamínicos: nunca tomei esses completos que passam na televisão, sempre usei o manipulado pela minha nutri, calculado para as minhas necessidades diárias, pois tudo em excesso faz mal.
-Ômega 3 : já usei o óleo de cocô e o óleo de peixe, eles são gorduras boas, que se consumidas em doses ideais e associadas com exercícios físicos, fazem bem ao coração e ajudam a acelerar o metabolismo.
-Carboidrato em Gel: utilizo quando vou participar de provas de 10km, que passo mais que 40 min correndo em ritmo forte, ele é de rápida absorção, me oferecendo energia rápida sem desconforto abdominal.
   Existem outros suplementos bastante utilizados como a creatina, maltodextrina, termogênicos, porém eu nunca fiz uso, portanto não irei comentar, mas com certeza com uma orientação especializada você poderá saber mais sobre todos os suplementos oferecidos nesse mercado que cresce cada dia mais. Tenha consciência e não vá fazer uso sem orientação e deforma exagerada, nada melhor que uma dieta balanceada.
   Links sobre o assunto...informe-se, estude, saiba o que realmente é bom pra você!!!
Beijoooooooooosssssssssssssssssss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário